Com o início da quadra chuvosa, coordenadores municipais de Defesa Civil recebem capacitação

Foto: AMA/AL

A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), em parceria com Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizou nesta terça-feira (18), mais uma capacitação para os coordenadores municipais de Defesa Civil com os seguintes temas:

  • Elaboração do Plano de Contingência;
  • Alocação dos recursos para ações de reestabelecimento, reconstrução e de assistência;
  • A importância do planejamento e antecipação para quadra chuvosa e da seca sertaneja.

    A elaboração do Plano de Contingência faz parte da preparação para enfrentar qualquer tipo de desastre e também, uma forma de dar uma melhor resposta, tanto na parte de assistencialismo, como restabelecer os serviços essenciais, na ocorrência de algum desastre.

    Capitão Douglas, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual. Foto: Aldérico Ferreira

    “Estar com toda a documentação em dia e saber o que solicitar para reestabelecimento, reconstrução e assistência, bem como a elaboração dos planos de trabalho são itens fundamentais que todo coordenador ou coordenadora precisa saber”, disse o Capitão Douglas, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual.

    De acordo com o Superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Vinícius Pinho, é de grande a importância a abordagem e execução do planejamento para os períodos chuvosos assim como, de seca. Na ocasião, o superintendente apresentou ainda o novo sistema de monitoramento que será integrado às cidades e alertou que Alagoas terá extremos climáticos em 2023.

    Vinícius Pinho, Superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Foto: Aldérico Ferreira

    “No início de maio, existe a possibilidade de inundações pontuais por causa do aquecimento do oceano Atlântico, o que favorece a essas situações. Já para os municípios do Leste (litoral Norte e Sul) e região Metropolitana é que a partir de julho haja uma redução gradual. Deste ponto em diante, todas as atenções se voltam para os municípios do Agreste, Sertão e Semiárido, que precisarão reforçar o trabalho, já que as previsões para o período de seca será severo, de acordo com as previsões climáticas da Sala de Alerta. Os coordenadores precisão estar preparados para as duas situações”, pontuou o superintendente.

    Segundo o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel BM Moisés Melo, Alagoas está preparada para enfrentar as duas situações e destacou a importância desse trabalho de orientação que a AMA faz de forma conjunta, envolvendo todos os atores do processo. “A AMA tem sido uma importante parceira da Defesa Civil, principalmente neste processo de capacitação das Defesas Civis Municipais, as quais hoje estão presente em todos os municípios do Estado. E independente dos cenários, os coordenadores destes municípios estão devidamente orientados e preparados para enfrentar ambos os períodos”, ressaltou o Coordenador Estadual de Defesa Civil.

    Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel BM Moisés Melo. Foto: Aldérico Ferreira

    O presidente da AMA, Hugo Wanderley, destacou que desde 2017 atua no fortalecimento das coordenações. “Tinhamos um pouco mais de quinze Comdec’s existentes. Atualmente contamos com o número total dos municípios e realizamos a criação de uma coordenação específica na Entidade para oferecer o suporte necessários aos técnicos”, enfatizou o presidente da AMA.

    Durante a reunião, o presidente anunciou também que vai solicitar à bancada federal alagoana a alocação de emendas para o aparelhamento das comissões, diante da importância delas nesse contexto de prevenção e atuação para garantir segurança à população.

    Presidente da AMA, Hugo Wanderley. Foto: Aldérico Ferreira

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *