Descrição do órgão

Órgão da administração direta, criado pela Lei n. 6.171, de 31 de julho de 2000, e hoje integrado a Secretária de Segurança Pública SSP – AL e vinculado administrativamente ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas – CBMAL (Órgão de Gestão Finalística), tendo, atualmente, sua estrutura disciplinada pela Lei Delegada n. 47, de 11 de agosto de 2015, que define a estrutura dos órgãos do Poder Executivo.

Segundo a Lei 7.444, de 28 de dezembro de 2012, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é órgão de coordenação central do Sistema Estadual de Defesa Civil, competindo-lhe o estudo, o planejamento, a orientação técnica, a coordenação, a supervisão, a execução, o controle e a avaliação das ações de defesa civil no Estado de Alagoas, observando o disposto na Lei n. 6.171, de 31 de julho de 2000.

Compete à Coordenadoria Estadual Defesa Civil, conforme Art. 7º da Lei Federal 12.608, de 10 de abril de 2012: executar a PNPDEC em seu âmbito territorial; coordenar as ações do SINPDEC em articulação com a União e os Municípios; instituir o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil; identificar e mapear as áreas de risco e realizar estudos de identificação de ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades, em articulação com a União e os Municípios; realizar o monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico das áreas de risco, em articulação com a União e os Municípios; apoiar a União, quando solicitado, no reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública; declarar, quando for o caso, estado de calamidade pública ou situação de emergência; e apoiar, sempre que necessário, os Municípios no levantamento das áreas de risco, na elaboração dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil e na divulgação de protocolos de prevenção e alerta e de ações emergenciais.

Nossa missão

Prestar os serviços de proteção, socorro e salvamento às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio, coordenando e executando as ações de defesa civil, atendendo em território alagoano de forma eficiente, ágil e integrada com os órgãos do sistema de defesa social e à sociedade, visando à manutenção do sentimento de segurança e amparo à população.

Nossa visão

Ser reconhecida nacionalmente como uma instituição pública moderna, competente e de alta credibilidade no desempenho das atividades de bombeiro e defesa civil, alcançando a excelência no cumprimento de suas missões constitucionais em todo território alagoano.

Nossos valores

Hierarquia:

Respeito aos diversos níveis de autoridade dentro da estrutura da organização, de forma a permitir a consecução dos serviços mediante comando e subordinação.

Disciplina:

Observância e acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam a organização, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos.

Ética:

Agir com responsabilidade, comprometimento, profissionalismo, transparência, honestidade, moralidade, lealdade e respeito às normas e aos demais profissionais da Corporação.

Excelência:

Buscar, permanentemente, a excelência na realização de suas atividades.

Espírito de Corpo:

Cultivar um ambiente onde prevaleçam o trabalho em equipe e o respeito às opiniões, a superação e tolerância, favorecendo criatividade, iniciativa e sinergia.

Coragem e Determinação:

Agir com ousadia, firmeza, tenacidade e convicção política diante dos desafios.

Vigor Físico:

Ser possuidor de capacidade física compatível a natureza de suas missões legais.

Satisfação

Trabalhar com orgulho e prazer.

Voltar ao topo