AMA e Defesa Civil capacitam coordenadores municipais em mapeamento de área de riscos e como solicitar recursos

Em mais um encontro de integração e capacitação, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Coordenação Estadual da Defesa Civil, reuniram os coordenadores municipais para tratar sobre a otimização do Sistema Estadual da Defesa Civil.

O treinamento foi coordenado pelo Major Rômulo Guedes, do setor de Operações, que destacou a importância do encontro para a prevenção em casos de desastres e a rápida resposta e compartilhamento de informações entre as coordenadorias municipais e estadual.

“Estamos trazendo para o encontro a capacitação sobre mapeamento de áreas de risco, para otimizar a informação a partir do momento em que o desastre acontece, com localização precisa, fotos e outros dados que facilitem todo o trabalho dos agentes da Defesa Civil”, afirmou o major.

Em parceria com a Defesa Civil Estadual de Alagoas, a AMA realiza o trabalho de acompanhamento contínuo da situação dos municípios, que integra e colabora com uma grande rede de trabalho visando a prevenção de desastres.

Outros temas abordados no treinamento, foi como solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e como prestar de contas dos recursos destinados pela Defesa Civil Nacional, ministrada pelo chefe da seção de desastres naturais , Capitão Douglas, que alertou sobre a correta utilização dos recursos em futuras fiscalizações.

“A correta utilização do recurso publico, de acordo com o que foi solicitado no plano de trabalho inicial, evita futuramente qualquer dor de cabeça durante a fiscalização dos órgão competentes, como também uma melhor excelência durante a destinação destes recursos para os atingidos pelas chuvas “, destacou o capitão.

Defesa Civil no celular

Existe um serviço gratuito onde é possível receber os alertas de chuvas em seu celular via mensagem de texto. Para isto, basta enviar um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199. Você poderá cadastrar até dois endereços. O serviço também envia os alertas para usuários das plataformas de mobilidade social, como o Waze e Google Maps, e para as pessoas que possuem TV por assinatura.