Defesa Civil Estadual apresenta plano de acionamento interinstitucional para enfrentamento da quadra chuvosa

Foto: equipe de gestão da Defesa Civil Estadual.

Nessa quinta-feira (08), foi apresentado o Plano de Acionamento Interinstitucional para enfrentamento da quadra chuvosa, que se inicia na segunda quinzena do mês de abril e se estende até a segunda quinzena do mês de agosto, onde cada órgão da administração pública estadual e federal envolvido recebeu informações acerca de qual sua função na ocorrência de desastre provocado pelas chuvas. Nesse plano, estão envolvidos 21 órgãos com funções predeterminadas para atuar em caso de desastre.

Devido a pandemia, a apresentação foi realizada através de uma videoconferência pela plataforma Microsoft Teams com todos os órgãos envolvidos.

O objetivo do plano de acionamento interinstitucional é doutrinar o preparo, acionamento, os níveis de atuação e as relações entre órgãos frente a um desastre natural, estando de acordo com a Lei Estadual 7.444 de 2012, que versa, a coordenação, articulação e execução das respostas de responsabilidade da Defesa Civil. De acordo com a Sala de Alerta da SEMARH, as previsões estão dentro da normalidade, porém existe a possibilidade de eventos extremos.

Foto: reunião com membros da Defesa Civil Estadual.

A Defesa Civil Estadual pede mais uma vez que a população esteja atenta neste período, principalmente nos alertas emitidos pelo Estado. Lembrando que existe um serviço gratuito onde é possível receber os alertas em seu celular via mensagem de texto. Para isto, basta enviar um SMS com o CEP da sua localidde para o número 40199. Você poderá cadastrar até dois CEP’s. O serviço também envia os alertas para usuários das plataformas de mobilidade social, como o Waze e Google Maps, e para as pessoas que possuem TV por assinatura.

ÓRGÃOS INTEGRANTES DO PLANO INTERINSTITUCIONAL

O Elenco dos órgãos integrantes é composto por todas as instituições que, caso necessário, serão postas à disposição do Sistema Estadual de Defesa Civil, para emprego imediato nas operações: Agência de Modernização da Gestão de Processo (AMGESP), Centro Estadual de Gerenciamento de Risco e Desastres (CEGERD), Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (CASAL), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC-AL), Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (CORDEC’s), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL), Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL), Eletrobrás-Alagoas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), Secretaria do Estado da Educação (SEDUC), Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ), Secretaria do Estado da Saúde (SESAU), Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria do Estado da Infraestrutura (SEINFRA), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria do Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), Secretaria do Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (SETRAND), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e as Forças Armadas do Brasil.