Itec e Defesa Civil se reúnem para criar aplicativo que alerta sobre riscos de catástrofes em Alagoas

Coronel Moisés Melo ressaltou que o planejamento para a quadra chuvosa 2023 contempla a primeira quinzena de abril à primeira quinzena de agosto. Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

Viviane Chaves / Ascom Itec

O Instituto de Tecnologia de Alagoas (Itec) deu início à discussão sobre o desenvolvimento de um aplicativo que possa ajudar a Defesa Civil a alertar os municípios e a população sempre que houver a iminência de alguma catástrofe no Estado. As tratativas sobre o assunto ocorreram na terça-feira (11) quando o Itec recebeu o coordenador Estadual da Defesa Civil em Alagoas, coronel Moisés Melo, e sua equipe.

O aplicativo servirá para alertar sobre algum problema  que leve risco às pessoas e para que as ações preventivas cheguem de forma antecipada. A reunião foi coordenada pelo superintendente de Prospecção, Relacionamentos e Negócios, Luiz Eugênio Barroca, e equipe, e do diretor de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos, Luiz Cláudio Burgos, e equipe.

Nessa primeira reunião ficou definido que será aberto o processo solicitando o desenvolvimento do sistema com as especificações das necessidades da Defesa Civil e como ele será emitido para a população para que a equipe do Itec inicie os trabalhos. “Estamos à disposição para colocarmos esse aplicativo ativo o quanto antes. Será um grande marco para Alagoas e o governo do Estado, porque reduziremos os perigos, principalmente causados no período da quadra chuvosa que está por vir. Precisamos que a Defesa Civil nos monitore com os dados necessários e as informações solicitadas, já que eles têm o Plano de Contingência dos municípios”, disse o superintendente Luiz Eugênio.

O coronel Moisés Melo deu detalhes de como poderia ser o funcionamento do aplicativo e colocou pontos necessários para atender a população e os gestores municipais e coordenação das regiões. “Muito importante essa parceria com o Itec, porque vai levar a tecnologia que o estado já disponibiliza através da informação da Defesa Civil para aqueles que residem nas áreas de risco de todos os municípios de Alagoas. Será um grande avanço para o nosso estado, não só em casos de chuva, mas em situações que tragam riscos às pessoas. Nosso foco é a prevenção, é implementar essa visão futurista para salvar vidas pela prevenção. Se temos o mapeamento e a tecnologia disponível, vamos buscar as ferramentas para ajudar os municípios em relação à emissão de alertas sobre rotas de fuga, áreas de riscos, locais de alagamentos, entre outras situações”, concluiu o coronel Moisés Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *