Concurso de quadrinhos com ênfase na segurança de barragens e rotas de fuga, em Piranhas/AL

A Prefeitura de Piranhas, em parceria com a Defesa Civil Estadual, com apoio e patrocínio da Eletrobrás/Chesf, realizam primeira edição do Concurso de história em quadrinhos com o tema voltado para a segurança de barragens e rotas de fuga, com a participação de todas as escolas do município.

O concurso teve duas fases, aonde primeira os diretores de cada escola ficaram responsáveis de eleger um representante e encaminhar para Secretaria Municipal de Educação. Na fase seguinte e final, uma comissão formada pelo Centro Nacional de Desastres (CENAD), Defesa Civil Estadual de Alagoas (CEDEC), Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Eletrobras/Chesf e a Secretaria Municipal de Educação de Piranhas (SEMED), que após a contagem de votos, elegeu o grande campeão.

Para participarem do concurso, os alunos tiverem que fazer pesquisas sobre as rotas de fuga, pontos de encontros, sinalizações de emergências e os elementos da segurança de barragens, bem como conceitos de Defesa Civil.

Pablo Emanuel, do 9º ano da Escola Professor Ivan de Lima, foi vencedor desta edição, recebendo das mãos do Prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, um Play Station 4 como premiação de um significativo trabalho realizado.

Na avaliação dos organizadores este concurso foi de extrema importância para política de prevenção e fomento da educação prevencionista.

Todo esse momento de pesquisa e ensinamento, cresceu tanto a rede pública de ensino, como a comunidade. Porque na construção do conhecimento eles partilharam em casa e aos seus arredores, como amigos e vizinhos, conscientizando todos de que serão instaladas as placas e sirenes. Dessa forma, foi uma forma eficaz de comunicação e capilaridade do conhecimento, bem como o fomento da educação prevencionista, afirmou o Tenente Coronel Rômulo Guedes da Defesa Civil de Alagoas.

A próxima etapa do Plano de Acionamento de Emergência passa pela intervenção direta na comunidade com a instalação das placas e sirenes nas zonas de auto salvamento e a realização do simulado de evacuação.