Defesa Civil de Alagoas informa que não há riscos do colapso da mina 18 atingir outros municípios da região Lagunar

Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés, afirmou, nesta sexta-feira (1º) que não há risco de um possível colapso na mina 18, no bairro do Mutange, afetar os municípios de Pilar, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte, banhados pela lagoa Mundaú

A declaração foi feita após moradores ribeirinhos mostrarem preocupação com o risco iminente de uma mina não preenchida da Braskem colapsar e contaminar toda a bacia da lagoa Mundaú. Segundo o coronel, caso o desastre venha a acontecer, a tendência é que apenas a região lagunar de Maceió seja atingida.

“No momento, não há a possibilidade desses municípios serem atingidos. O desastre está focado aqui em Maceió, às margens da lagoa Mundaú, próximo ao antigo Centro de Treinamento do CSA. Até então, não há risco de atingir outros municípios. Estamos trabalhando com a possibilidade de acontecer apenas na região lagunar de Maceió”, explicou o coronel Moisés.

Com relação às consequências de um possível colapso da mina 18, o coordenador da Defesa Civil Estadual disse que o desastre está em evolução, e, devido ao risco de colapso, técnicos ainda aguardam para fazer uma análise no local e na lagoa Mundaú.

“Devido à atual situação de emergência e iminente colapso, ainda não podemos fazer uma análise na água da lagoa Mundaú. Estamos acompanhando, juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a análise de subsolo e no lençol freático. O Instituto de Meio Ambiente (IMA) também está acompanhando toda a situação. Então, gostaria de tranquilizar toda a população do Pilar, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte, de que não há risco de possíveis atingirem esses municípios”, completou o coordenador.