Defesa Civil de Alagoas inicia seminários intermunicipais sobre chuvas intensas

Com a previsão de chuvas acima da média para essa quadra chuvosa, a Defesa Civil promove seminários afim de qualificar as coordenadorias municipais na prevenção e gerência dos desastres

Foto: Aldérico Ferreira

A Coordenadoria Estadual de Defesa de Alagoas iniciou, nesta quarta-feira (17), uma série de seminários intermunicipais que visam qualificar os coordenadores municipais e seu corpo técnico na prevenção e na gestão dos desastres, visto que, as previsões para essa quadra chuvosa estão acima da média, exigindo assim uma atenção ainda maior dos agentes de Defesa Civil.

Os seminários foram separados por região, e com a apoio da Prefeitura de Penedo, o Litoral Sul foi o primeiro da vez. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em Penedo e contou com as Defesa Civis da região sul, como também por representantes das secretarias do município sede.

Durante o evento, o Tenente Coronel Rômulo Guedes, secretário executivo da Defesa Civil Estadual, explicou o novo modelo de gestão de risco e desastres, enfatizando a importância da preparação para as chuvas intensas previstas entre maio e agosto, especialmente considerando o histórico de desastres no litoral alagoano.

Na ocasião, o palestrante destacou os avanços no monitoramento climático pelo Governo de Alagoas, com transmissão diária da previsão climatológica pela sala de alerta e prontidão da Defesa Civil para atender todos os municípios. “Este evento no litoral sul é de extrema importância, pois busca disseminar conhecimento e capacitar gestores públicos a nível estadual e municipal. Após o sucesso do evento em Maceió, agora estamos trazendo essa iniciativa para outros municípios, onde gestores e seus técnicos terão a oportunidade de interagir com a Defesa Civil e compreender a importância da preparação e adequação dos governos locais, incluindo o mapeamento de áreas de risco, em preparação para o período chuvoso previsto para 2024”, ressaltou o Tenente Coronel Rômulo Guedes.

Secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel Rômulo Guedes – Foto: Deywisson Duarte

De acordo com o militar, “A previsão emitida pela Superintendência de Desastres da SEMARH nos alertou sobre os desafios que enfrentaremos, e é por isso que trouxemos o CENAD como palestrante, demonstrando a colaboração entre diversos órgãos em prol de uma Alagoas mais segura. Estamos trabalhando juntos para fortalecer a resiliência e capacidade de resposta do estado diante de potenciais desastres”, concluiu o secretário executivo da Defesa Civil Estadual.

Rosane Duque Estrada Vieira, Coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), veio de Brasília para orientar e qualificar as coordenadorias municipais, alertando sobre os efeitos das mudanças climáticas.

Rosane Duque Estrada Vieira, Coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) – Foto: Aldérico Ferreira

“O evento também foi uma oportunidade para discutir os impactos das mudanças climáticas, que já estão acontecendo e não são fake news ou teorias da conspiração”, enfatizou a coordenadora.

A palestrante convidada também aproveitou para destacar a importância de encontros como estes organizados pela Defesa Civil Estadual na preparação de futuros de desastres e para que as três esferas governamentais (Municipal, Estadual e Federal) possam se alinhar cada vez mais.

“Nós estamos no Governo Federal para servir e subsidiar as ações dos municípios. Então, evento como estes trazem à tona essa importância e essa relevância dessa interação entre as três esferas, para que cada vez mais nós possamos trabalhar unindo os esforços para que a população seja melhor atendida”, afirmou a representante do CENAD.

Geraldo Sabino, Coordenador da COMEDEC de Penedo – Foto: Deywisson Duarte

Geraldo Sabino dos Santos, Coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Penedo, agradeceu e também destacou a importância do encontro, não só para seu município como também para a região.

“Para nós da COMDEC de Penedo e da região foi muito importante, pois através dos palestrantes altamente qualificados, tivemos a oportunidade de enriquecer nossos conhecimentos e sanar as nossas dúvidas. Aproveito para agradecer a Defesa Civil Estadual, nas pessoas do Coronel Moisés e do Tenente Coronel Rômulo e que as portas do município estarão sempre abertas para mais eventos como este”, declarou o Coordenador Municipal de Defesa Civil.

Representantes das esferas federal, estadual e municipal participaram do seminário, juntamente com o Tiro de Guerra de Penedo, 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e a Agência Fluvial de Penedo, pertencente a Marinha do Brasil, visando uma ação conjunta para a proteção da população contra desastres.

O próximo seminário está marcado para próxima quarta-feira (24), na cidade de Porto Calvo, dessa vez comtemplando a região do Litoral Norte.