Continuando a série de seminários, Defesa Civil realiza evento no Litoral Norte

Dessa vez, o município contemplado foi Porto Calvo como sede do evento.

Foto: Aldérico Ferreira

Dando continuidade a série de seminários intermunicipais destinados a preparar e qualificar as Defesas Civis do Estado, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu mais uma edição nessa quarta-feira (24). Dessa vez, a região contemplada foi o Litoral Norte, com Porto Calvo sendo o município sede do evento.

Além dos agentes de Defesa Civil da região e dos secretários municipais, o evento contou com a presença da Prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito, que, durante o seminário, parabenizou a iniciativa e destacou sua relevância para a região do Litoral Norte.

“Nas últimas chuvas tivemos grandes problemas com as águas entrando nas casas e receber este seminário aqui em Porto Calvo, é de suma importância, não só para nosso município, como também para toda nossa região norte. Diante disto, tenho o prazer de dizer que Porto Calvo já iniciou os trabalhos de prevenção e está preparada para essa quadra chuvosa”, declarou a Prefeita.

Prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito. Foto: Aldérico Ferreira

Para esta edição, o palestrante convidado foi o Secretário Especial de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes-PE, Cel BM Elton Moura. Durante sua apresentação, ele compartilhou detalhes sobre o sistema de alertas e alarmes implementado no município pernambucano, desenvolvido como resposta à necessidade de proteger a população diante do volume significativo de chuvas.

“Essa necessidade inicial resultou na criação de um protocolo. Por meio de parâmetros claros, avaliamos a situação das chuvas e, a partir disso, tomamos medidas para antecipadamente retirar as pessoas das áreas de risco e garantir sua segurança. O plano integrado de emergência foi concebido com o objetivo de alertar a população de forma segura, monitorando os aspectos meteorológicos sem comprometer a credibilidade e proporcionando maior sensação de segurança com o trabalho realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes-PE”, explicou o Cel BM Elton Moura.

Secretário Especial de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes-PE, Cel BM Elton Moura. Foto: Aldérico Ferreira

O militar enfatizou a importância do evento, que não apenas compartilha experiências de outras defesas civis, mas também possibilita a integração de esforços em momentos de desastre.

“Este evento é de extrema importância, pois permite que os municípios compartilhem suas experiências, o que, por sua vez, contribui para o aprimoramento das defesas civis locais. Além disso, proporciona a oportunidade de um trabalho conjunto. Muitas vezes, um desastre natural afeta várias localidades simultaneamente, cada uma com suas estruturas e recursos. No entanto, esses municípios podem se unir naturalmente para se ajudarem mutuamente em momentos de tragédia”, destacou o Secretário Especial de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes-PE.

O próximo seminário está agendado para o dia 08 de maio, no Centro de Convenções de Viçosa-AL.

Foto: Aldérico Ferreira